Uma vida dedicada à acção social, valeu-lhe o título oficioso de «padre dos pobres de Macau». Luis Ruiz Suárez tinha 97 anos
Uma vida dedicada à acção social, valeu-lhe o título oficioso de «padre dos pobres de Macau». Luis Ruiz Suárez tinha 97 anosFundou a Cáritas do território em 1951 e esteve à frente de diversos centros de apoio social. O jesuíta espanhol faleceu a 26 de Julho. Chegou a Macau há 60 anos para trabalhar em causas sociais do território e do continente, onde dirigiu muitos centros de apoio social, nomeadamente leprosarias.

a sua morte já foi lamentada. «Foi com profunda consternação que tomei conhecimento que o padre Luis Ruiz Suárez, fundador da Caritas de Macau, nos deixou, afirmou o chefe do Executivo. Chui Sai On expressa a «mais sentida homenagem a este grande filantropo e distinto cidadão.

O sacerdote viveu «transmitindo a mensagem de amor e de esperança aos mais necessitados e vulneráveis, trabalhando sempre em prol do próximo. «apesar de o padre Luis Ruiz Suárez nos ter deixado hoje [ontem], deve continuar a ser para nós um exemplo dos grandes valores da solidariedade e da dedicação incondicional ao outro, e o seu testemunho é um legado a transmitir às gerações futuras, concluiu o chefe do Executivo, na nota de imprensa.

Ruiz Suaréz era o «padre dos pobres de Macau«, afirmou o secretário-geral da Cáritas, à Rádio Macau. Paul Pun destacou a acção social levada a cabo pelo jesuíta na China, onde a partir da década de 1980 começou a trabalhar com doentes leprosos. Também em Macau, ajudou os internos do antigo centro de Ka Hó, em Coloane. O trabalho (e a vida) de Luis Ruiz Suárez vai servir de exemplo e inspiração «para continuar a trabalhar e a ajudar os mais necessitados no futuro, salientou.