Pelo menos 100 mil pessoas deslocadas internamente chegaram a Mogadí­scio, nos últimos dois meses, em busca de comida, água, abrigo e assistência humanitária vital
Pelo menos 100 mil pessoas deslocadas internamente chegaram a Mogadí­scio, nos últimos dois meses, em busca de comida, água, abrigo e assistência humanitária vitalSão os últimos dados conhecidos, dias depois da ONU ter declarado a fome em duas regiões do Sul da Somália. até 100 mil pessoas deslocadas internamente chegaram à capital, Mogadíscio, nos últimos dois meses, em busca de comida, água, abrigo e assistência humanitária vital, fugindo da fome nas áreas mais atingidas, revelou a agência de refugiados das Nações Unidas.
O número está a crescer a cada dia que passa, com chegadas diárias de mil pessoas de média em Julho, esclareceu Vivian Tan, a porta-voz do alto Comissariado da ONU para os Refugiados (aCNUR).
Uma seca severa atingiu as comunidades na região sul da Somália atirando-as para a fome, obrigando milhares a fugirem para Mogadíscio ou para os vizinhos Etiópia e Quénia. a ONU e parceiros de assistência procuram aproximadamente 1,6 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões na moeda europeia) em ajuda para apoiar milhões de pessoas afectadas pela crise na Somália e em toda a região do Corno de África.