Especialista das Nações Unidas elogia iniciativa da Fundação Bill Gates para a reinvenção dos vasos sanitários. Saneamento e higiene são aspectos importantes na diminuição da mortalidade infantil, lembrou
Especialista das Nações Unidas elogia iniciativa da Fundação Bill Gates para a reinvenção dos vasos sanitários. Saneamento e higiene são aspectos importantes na diminuição da mortalidade infantil, lembrouCatarina de albuquerque, relatora especial das Nações Unidas, elogiou a Fundação Bill e Melinda Gates por tentar reinventar o vaso sanitário. Diz, contudo, que o uso das novas tecnologias, por sí só, não vai resolver a falta de saneamento básico e de acesso à agua potável, no mundo. a responsável defendeu ser necessário melhorar a educação e a promoção da higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos. O saneamento e a higiene são aspectos importantes na diminuição da mortalidade infantil, lembrou Catarina de albuquerque, segundo a Rádio das Nações Unidas.

O objectivo da Fundação Gates – reinventar o vaso sanitário – consiste em criar uma estrutura que permita transformar dejectos em energia e fertilizantes e poupar água. Segundo as Nações Unidas, 2,6 mil milhões de pessoas vivem actualmente sem esgoto tratado. O saneamento básico é um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para 2015. Em 2006, existiam 54 países onde menos de metade da população tinha acesso a condições de saneamento melhoradas; três quartos situavam-se na África Subsariana.