Número de estrangeiros a viver em Portugal diminuiu quase dois por cento em 2010.comunidade brasileira a continuar a ser a mais representativa
Número de estrangeiros a viver em Portugal diminuiu quase dois por cento em 2010.comunidade brasileira a continuar a ser a mais representativa445. 262 cidadãos estrangeiros viviam em Portugal, o ano passado. Isto representa menos 1. 97 por cento do que em 2009. a comunidade brasileira é a maior em Portugal seguindo-se a ucraniana e a cabo-verdiana. O decréscimo da população estrangeira no país quebra a continuidade do crescimento sustentado que caracterizou a comunidade estrangeira em Portugal nos últimos anos, refere o Relatório de Imigração Fronteiras e asilo (RIF a 2010) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Era expectável esta diminuição. acho que não é de agora. Estamos a assistir a isso desde 2008, afirmou o coordenador da Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades Imigrantes em Portugal (PERCIP), Paulo Mendes. Para este responsável, a questão da imigração é daqueles fenómenos que é o primeiro a sentir o efeito da crise.

Paulo Mendes explica que quando os imigrantes deixam de encontrar oportunidades e quando regressam aos países de origem ou não concretizam oportunidades de emprego, quer dizer que a situação económica não está recomendável. Desde 2008 que se assiste a um retorno da comunidade brasileira e também se verifica uma diminuição acentuada da chegada de novos imigrantes.

O relatório, divulgado pela Lusa, indica que o SEF aumentou a fiscalização, tendo controlado mais de 10 milhões de pessoas, das quais 9. 059. 580 nas fronteiras áreas e 1. 727. 418 nas marítimas. Foram instaurados mais de 21 mil processos de contra-ordenação a cidadãos, mais 12 por cento a empresas por contratarem imigrantes ilegais.