é a terceira visita de um Papa ao Benin, a primeira de Bento XVI a este país da costa ocidental africana
é a terceira visita de um Papa ao Benin, a primeira de Bento XVI a este país da costa ocidental africanaJoão Paulo II deslocou-se ao Benin por duas vezes, a primeira em 1982 e a segunda em 1993. Bento XVI segue-lhe as pisadas e visitará o país de 18 a 20 de Novembro. a visita apostólica tem três objectivos, defendeu o bispo de abomey, Eugénio Houndekon, vice-presidente da comissão organizadora, durante a conferência de imprensa em Cotonou, capital do Benin. Para a sua visita ao Benin, o Santo Padre é portador de uma mensagem para toda África: uma mensagem de reconciliação, justiça e paz. Uma mensagem de que todos os cristãos católicos e todas as pessoas de boa vontade serão portadores este ano em todo o continente, declarou Eugénio Houndékon.

O Pontífice vem em nome de Deus para pedir à África para se levantar através da reconciliação, da justiça e da paz com o fim de oferecer o melhor de si à humanidade, afirmou o prelado. a visita servirá para entregar oficialmente a Exortação apostólica pós-sinodal, fruto do segundo sínodo dos bispos para a África, de 2009. E marcará os 150 anos da evangelização do Benin, coroando o Jubileu nacional com a celebração da Eucaristia presidida pelo Santo Padre. Esta viagem servirá para lembrar o cardeal Bernardin Gantin, natural do Benin.

a visita do Papa ao Benin honra toda a África, disse o ministro do Exterior do país, Nassirou Bako-arifari, em entrevista ao jornal católico francês La Croix. Ele também sublinha as boas relações com a Igreja e a sua contribuição na construção da Nação. a visita reveste-se de importância não somente para os católicos, mas para todo o povo do país, e servirá para tornar visível a Igreja-família que está em África. apelo a todos os beninenses a contribuir com o sucesso do evento, frisou o responsável pela comunicação da comissão organizadora da visita, padre andré Quenum.