Não serão recolocadas mais de 600 mil pessoas de «um dia para outro», lembra Roland Hauwermeiren, director da Oxfam, no Haiti. 100 mil refugiados correm o risco de ser expulsos à força dos locais onde estão abrigados
Não serão recolocadas mais de 600 mil pessoas de «um dia para outro», lembra Roland Hauwermeiren, director da Oxfam, no Haiti. 100 mil refugiados correm o risco de ser expulsos à força dos locais onde estão abrigadosO Estado deve assumir, com urgência, a liderança da recolocação dos refugiados que continuam a viver em abrigos temporários, 18 meses depois do terramoto que devastou a capital. O apelo é da organização Oxfam. Recolocar mais de 600 mil pessoas não se faz de um dia para outro, adverte Roland Hauwermeiren, director da organização, no Haiti. O responsável aponta para a criação de empregos como uma acção necessária para ajudar as pessoas a sair dos acampamentos. as populações deslocadas pelo sismo de 2010 enfrentam vários desafios: os ciclones, a cólera e as expulsões forçadas.

Estudos recentes revelam que 100 mil refugiados correm o risco de ser expulsas à força dos locais onde estão abrigados. Em Janeiro de 2011, depois da tragédia, centenas de milhar de haitianos que ficaram desalojados refugiaram-se em terrenos privados. Passados 18 meses, alguns proprietários querem recuperar as suas terras. O director da Oxfam considera que os campos não podem ser uma solução de longa duração. Contudo, adverte: as pessoas não podem ser expulsas sem nenhuma alternativa.