«Profundamente preocupados com o desenvolvimento dos eventos relativos às manifestações de 20 de Julho», os bispos do Malawi pedem para «parar imediatamente toda e qualquer forma de violência e pilhagens»
«Profundamente preocupados com o desenvolvimento dos eventos relativos às manifestações de 20 de Julho», os bispos do Malawi pedem para «parar imediatamente toda e qualquer forma de violência e pilhagens»Os protestos de rua contra a crise económica e a política do presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, degeneraram em pilhagem das casas de comércio e em confrontos com as forças de segurança. Nos últimos dois dias morreram, ao menos, 18 pessoas e várias dezenas ficaram feridas, refere a agência Fides. as forças de segurança anunciaram a prisão de 275 pessoas.

Os bispos dirigiram uma mensagem ao país, onde pedem aos manifestantes, aos católicos e a todos os homens de boa vontade para pararem imediatamente com toda e qualquer forma de violência e de pilhagem. Recordando que todos fomos criados à imagem de Deus, os bispos instam a abster-se de qualquer forma de linguagem violenta e a abrir espaço para um diálogo genuíno e razoável.

a conferência episcopal do Malawi pede ao governo que abra uma linha clara de diálogo com todas as partes interessadas. além disso, lembra que é dever do governo escutar atenta e honestamente os sofrimentos da população, defender as vidas e propriedades das pessoas e fazê-lo de maneira profissional. E concluem: Rezamos para que a paz e a calma, que caracterizaram o Malawi como nação, continuem a prevalecer e que todos sejam instrumentos desta paz.