amo, Senhor, os vossos mandamentos mais do que o ouro precioso. Consagrarei a minha vida a guardar a vossa palavra, cantam os fiéis no salmo responsorial do 17º Domingo comum
amo, Senhor, os vossos mandamentos mais do que o ouro precioso. Consagrarei a minha vida a guardar a vossa palavra, cantam os fiéis no salmo responsorial do 17º Domingo comumabrirei a minha boca para contar parábolas; proclamarei verdades ocultas desde a criação do mundo, diz-nos o Senhor Jesus, no evangelho do Domingo passado. Hoje, conta-nos outra parábola de alto valor para a vida do homem e a sua salvação: achou um homem um tesouro escondido num campo, foi e vendeu tudo o que possuía e comprou esse campo. a palavra tesouro presta-se a várias interpretações. Por exemplo, poderia ser uma panela cheia de moedas de ouro e prata. Mas se assim fosse, quem a achou poderia simplesmente levá-la para casa e ficar rico com o seu conteúdo. O tesouro também poderia ser uma mina de ouro ou de diamantes, nesse campo. Se assim fosse, haveria mais razão para o homem comprar o campo, depois de vender tudo o que possuía. Naturalmente, a mina de ouro ou diamantes vai exigir bastante trabalho ao novo proprietário para extrair o ouro e separá-lo de todos os elementos impuros misturados. Todavia, mesmo que o trabalho seja duro, vale a pena para ganhar semelhante riqueza, tão grande beleza e tão precioso valor.

apliquemos agora esta parábola ao Reino de Deus, a que Jesus comparou o tesouro escondido nesse campo. Para quê conseguir tão alto valor? Pensemos na parábola do Filho Pródigo. O pai, que na parábola representa Deus, diz ao filho mais velho: Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Estar sempre com Deus é um verdadeiro Céu, é o tesouro mais precioso que pode um indivíduo imaginar. Possuir tudo o que Deus possui é possuir tudo o que de bom pode existir – e para sempre. Pensemos neste homem que comprou o campo como um pecador que finalmente abandona o seu pecado, abandona as razões que o separavam do amor de Deus, tudo isto para finalmente alcançar a paz, a pureza e a graça de Deus que se referem à vida presente e à vida futura. Para atingirmos o Reino de Deus é necessário abandonarmos coisas que podem parecer-nos fonte de felicidade, uma felicidade passageira e cansativa mesmo.

Mais uma pergunta pode surgir na nossa mente: qual será para o cristão o campo em que a mina de ouro se encontra? a resposta segura indica as Santas Escrituras, onde encontramos a palavra e a vontade de Deus, e a fé que nelas depositamos. São também os sacramentos e as virtudes, cuja prática nos coloca na órbita do amor de Deus e do próximo. agindo desta maneira, pode o cristão repetir com o salmo responsorial: amo, Senhor os vossos mandamentos, mais do que o ouro precioso, pois as vossas palavras são a sabedoria dos simples.