Número de mortos causados pela epidemia de cólera que afecta o Haiti, desde Outubro último, já atinge os 5. 899, de acordo com os últimos dados fornecidos pela autoridades sanitárias haitianas
Número de mortos causados pela epidemia de cólera que afecta o Haiti, desde Outubro último, já atinge os 5. 899, de acordo com os últimos dados fornecidos pela autoridades sanitárias haitianas a epidemia provocou até agora a hospitalização de 206. 882 pessoas e outros 203. 296 já abandonaram os centros de saúde. São dados revelados pelo Ministério da Saúde haitiano no seu último boletim, que actualizou as cifras de vítimas até 10 de Julho, informa a agência Lusa. O departamento mais afectado é o Oeste, que inclui a capital, Port-au-Prince, com 1. 363 mortos, seguida pelo de artibonite (Norte), com 1. 130 vítimas.
a epidemia de cólera no Haiti é atribuída, segundo várias fontes, a um regimento de forças nepalesas que integraram a missão das Nações Unidas para a estabilização do país, que haveriam contaminado com as suas fezes um rio da região de Mirabalais, no centro do país. a doença estendeu-se em Novembro passado à vizinha República Dominicana, onde morreram 87 pessoas.

O número de mortos no Haiti poderá ser mais elevado. as Nações Unidas afirmam que algumas mortes por cólera, em zonas rurais do país, não são registadas pelas autoridades. as rádios locais têm levado a cabo campanhas de sensibilização junto das povoações rurais, que todavia não têm chegado a todos os interessados. Os danos provocados à agricultura do Haiti pelas inundações e pela cólera reduziram a segurança alimentar do país e agravaram as consequências das sucessivas catástrofes.