a seca, fracas colheitas e conflitos em algumas áreas aumentaram a insegurança alimentar e acabaram agora na declaração pouco comum de fome no país
a seca, fracas colheitas e conflitos em algumas áreas aumentaram a insegurança alimentar e acabaram agora na declaração pouco comum de fome no paísHá largos meses que as agências humanitárias das Nações Unidas vêm alertando para uma crise iminente no Corno de África, depois da seca, de fracas colheitas e conflitos em algumas áreas terem aumentado a insegurança alimentar. agora as condições são tão sombrias que as Nações Unidas as transformaram numa palavra que usa com moderação: fome.
Ontem, o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos assuntos Humanitários (OCHa) declarou que a fome existe em duas regiões do sul da Somália, e advertiu que esta se pode espalhar ao resto do sul deste país, já dilacerado por 20 anos de guerras e ausência de Estado.
apesar de muitos países do mundo enfrentarem crises de segurança alimentar, com muitas pessoas famintas e incapazes de encontrar alimento suficiente, raramente as condições atendem aos critérios formais da comunidade humanitária para se classificar como de fome. a última vez que foi usado na Somália, por exemplo, foi em 1991-92, apesar de vários períodos de seca prolongada e outros problemas nos anos seguintes.