Mais de mil portugueses realizam projectos de voluntariado missionários. 47 das 60 entidades de voluntariado missionário enviam pessoas para projectos na missão
Mais de mil portugueses realizam projectos de voluntariado missionários. 47 das 60 entidades de voluntariado missionário enviam pessoas para projectos na missãoPortugal conta com 846 voluntários missionários. África, américa do Sul e Ásia recebem 287 voluntários portugueses: 121 partem este ano para Moçambique, 70 para angola e 31 para Cabo Verde. São Tomé e Príncipe acolhe 29 voluntários, a Guiné-Bissau 12, o Brasil 16 e, Timor-Leste, 5. Dois voluntários marcam ainda presença na Colômbia e um no Benin. Os dados são da Fundação Evangelização e Culturas (FEC) com base num inquérito feito às 60 entidades que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC.

231 pessoas que fazem voluntariado em projectos internacionais considerados de curta duração, ou seja, entre 15 dias a 6 meses. 56 pessoas dedicam um ou dois anos da sua vida a um projecto num país em desenvolvimento. No total, são 287 voluntários em missões internacionais. Das 60 entidades da Rede, 47 enviam voluntários. Entre elas estão paróquias, congregações religiosas, fundações, organizações não governamentais, associações juvenis.

Os estudantes e os empregados dedicam as férias ao voluntariado missionário. E há quem cumpra o sonho da missão tirando licenças sem vencimento ou desempregando-se. 45. 9 por cento são estudantes, 19. 9 por cento são pessoas empregadas que tiram licenças sem vencimento e 16. 9 por cento são pessoas que estão empregadas e utilizam todo o tempo de férias para o trabalho na missão.

Há ainda quem esteja reformado (4. 8 por cento) ou quem seja desempregado (3. 9 por cento), entre outras situações (8. 6 por cento). Já nos projectos de longa duração, a maioria desemprega-se propositadamente para fazer voluntariado nos países em desenvolvimento (32. 1 por cento). Há também quem tire licenças sem vencimento (26. 8 por cento) ou quem parta para missão após a conclusão dos estudos (25 por cento), entre outros (16. 1 por cento). Os jovens e adultos, entre os 18 e os 30 anos, são 76. 7 por cento dos voluntários. No entanto, encontram-se pessoas entre os 31 e os 40 anos (12. 9 por cento), entre os 41 e os 55 anos (7. 3 por cento) e acima dos 60 anos (2. 4 por cento).

Educação e Formação, Pastoral, Saúde, animação Sócio-Cultural, Construção de infra-estruturas e agricultura são as áreas de intervenção das entidades que actuam nos países em desenvolvimento. Os principais destinatários das acções de voluntariado para a cooperação são os jovens, seguindo-se as crianças, as mulheres e os professores. Sem esquecer ainda as famílias, os idosos e os técnicos de associações.