O Vaticano anunciou o programa oficial da visita de Bento XVI à alemanha, que decorrerá de 22 a 25 de Setembro

O Vaticano anunciou o programa oficial da visita de Bento XVI à alemanha, que decorrerá de 22 a 25 de Setembro

O Pontífice irá reunir-se com membros da comunidade judaica, no primeiro dia desta visita. No segundo receberá membros da comunidade islâmica. Estes encontros, ganham um significado maior na alemanha, devido à tentativa do regime nazista (1933-45) de exterminar os judeus no Holocausto.

Na agenda do Santo Padre estão ainda encontros com membros da comunidade luterana. Nas preocupações do Papa poderá estar também o crescente número de alemães que têm abandonado a Igreja, devido aos escândalos de abuso sexual contra menores. Em 2010 foram cerca de 180 mil fiéis, o que significa um aumento de 40 por cento em relação ao ano anterior.

a viagem apostólica decorrerá sob o lema Onde há Deus, há futuro. É o regresso do Santo Padre ao seu país natal, pela terceira vez. O presidente da Conferência Episcopal alemã considera que a visita do Papa representará um momento importante na vida do país e da Igreja. Robert Zollitsch salienta que este momento servirá para encorajar a comunidade católica e o seu serviço aos homens e à sociedade.

O Papa iniciará a sua viagem na capital alemã, onde chegará na manhã de 22 de Setembro. após a cerimónia de boas-vindas, à tarde, Bento XVI pronunciará um discurso no Parlamento: segue-se o encontro com representantes da comunidade hebraica. a concluir o dia, a Eucaristia, no estádio olímpico.

a 23 de Setembro, depois dos encontros, Bento XVI desloca-se a Erfurt, onde, após uma visita à catedral de Santa Maria, terá um encontro com representantes do Conselho da Igreja Evangélica alemã. De tarde, o Papa desloca-se, de helicóptero, a Etzelsbach, onde presidirá às Vésperas marianas.

No sábado, 24 de Setembro, em Erfurt, o Vigário de Cristo celebra a Eucaristia na praça da catedral, partindo depois para Freiburg im Breisgau. após a visita à catedral e uma saudação à população da cidade, o Papa terá diversos encontros, terminando o dia com uma Vigília de oração com os jovens.

No último dia da visita, 25 de Setembro, Bento XVI celebra a Missa numa zona aeroportuária. De tarde reúne com os Juízes do Tribunal Constitucional e, finalmente, na Sala de Concertos da cidade, preside a um encontro com católicos empenhados na Igreja e na sociedade.