120 Jovens, a maioria residentes em meio urbano vão trocar o seu ambiente natural por uma semana em Manteigas, perto da Serra da Estrela
120 Jovens, a maioria residentes em meio urbano vão trocar o seu ambiente natural por uma semana em Manteigas, perto da Serra da EstrelaHá um mistério para resolver entre 25 e 31 de Julho. O aldeia Escolhas vai permitir que 103 jovens do programa Escolhas provenientes de comunidades vulneráveis e 17 vindos da Fundação Benfica participem nesta iniciativa. Estes jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos foram seleccionados pelo bom desempenho escolar e pelo envolvimento activo em outros projectos do programa, explica Tatiana Gomes ao Público.

No parque de campismo da Relva da Reboleira, o desafio será diferente, todos os dias. Vão aprender a fazer pão, queijo, cestos, tapetes, carpintaria e vassouras antigas, por exemplo, diz a responsável. Os jovens terão ainda contacto com a biodiversidade do Parque natural da Serra da Estrela e observarão animais. Vão ainda fazer uma horta comunitária e observação astronómica.

O programa Escolhas foi criado em 2001 para combater a violência e exclusão social de crianças e jovens em meios mais vulneráveis. Envolve 131 programas de norte a sul do país, em parceria com mais de mil escolas, câmaras, juntas de freguesia e associações. O objectivo do programa é alcançar no próximo ano, 90 mil participantes com idades entre os 6 e os 24 anos.