Os movimentos indígenas alegam que as reportagens são «mentirosas» e apontam para imagens que «não reflectem a realidade». a reserva indígena, Raposa Serra do Sol, foi homologada em 2005
Os movimentos indígenas alegam que as reportagens são «mentirosas» e apontam para imagens que «não reflectem a realidade». a reserva indígena, Raposa Serra do Sol, foi homologada em 2005associações e organizações indígenas de Roraima estão indignadas com a divulgação de várias reportagens sobre o território Raposa Serra do Sol pela emissora de televisão brasileira Band. apontam para a falta de veracidade e divulgação de imagens que não reflectem a realidade. as reportagens são mentirosas em todos os aspectos que tratam da questão indígena e, mais precisamente, quando aludem aos povos da terra Raposa Serra do Sol, indica uma nota do site do Conselho Indigenista Missionário. as imagens, por exemplo, que mostram indígenas a recolher lixo não reflectem a realidade. Essa situação existe há muito tempo em Roraima como consequência da exclusão social, explica.

as organizações condenam as autoridades governamentais que se tem prestado a assumir a bandeira dos grupos anti-indígenas que tentam, por todos os meios, rever a regulamentação da terra indígena Raposa Serra do Sol, mobilizando, para isso, as mais altas autoridades do país. a reserva indígena foi homologada pelo ex-presidente, Lula da Silva, em abril de 2005. É o território tradicional dos povos Makuxi, Wapixana, Ingaricó, Taurepang, Patamona e Sapará.