a construção de um hospital pediátrico de alta tecnologia em África já conta com 2. 500 euros angariados num leilão em Lisboa
a construção de um hospital pediátrico de alta tecnologia em África já conta com 2. 500 euros angariados num leilão em LisboaNão se trata de um luxo. Este hospital é uma necessidade inadiável, disse Nelson Mandela num vídeo que foi mostrado durante o jantar de recolha de fundos. a iniciativa foi organizada pela embaixada da África do Sul em Portugal e pelo Fundo Nelson Mandela para as Crianças (Nelson Mandela Children’s Fund) e coincidiu com o 93. º aniversário do Nobel da Paz (18 de Julho). Dos cem milhões de euros que vai custar o hospital, o Fundo já angariou 20 milhões e precisa até ao final do ano de chegar aos 50 milhões de euros, adiantou o presidente da comissão de angariação de fundos, Tito Mboweni.

O leilão de uma litografia do primeiro discurso do ex-presidente depois de sair da prisão ao povo sul-africano, na cidade do Cabo, rendeu 2. 500 euros. a fotografia foi tirada pelo fotojornalista e artista Chris Ledochowski a 11 de Fevereiro de 1990, depois de Mandela ter sido libertado de Robben Island onde esteve 27 anos. a leilão foram também dois livros autografados pelos autores: um de Mandela, ‘Madiba’, por 750 euros, e outro do jornalista antónio Mateus, ‘Mandela: a construção de um Homem’, por 600 euros.