Um seminário de formação para os bispos do Brasil, que decorreu na passada semana, destacou a importância da comunicação dentro da Igreja. Participaram 70 bispos de 55 dioceses
Um seminário de formação para os bispos do Brasil, que decorreu na passada semana, destacou a importância da comunicação dentro da Igreja. Participaram 70 bispos de 55 dioceses a Igreja deve ser promotora do diálogo e da democracia, na sociedade e dentro da Igreja, afirmou Javier Dario Restrepo, especialista em comunicação. Sem um diálogo livre e respeitoso, não pode haver opinião pública na Igreja e o silêncio pode ser cúmplice de coberturas, injustiças e abusos, afirmou o especialista colombiano, durante o primeiro Seminário sobe Comunicação para os bispos do Brasil, segundo a agência Fides.

O evento decorreu de 12 a 17 de Julho. Contou com a participação de 70 bispos entre os 44 e 91 anos de idade, de 55 dioceses do Brasil. Segundo a mesma fonte, todos manifestaram paixão por aprender, reflectir e debater sobre a transformação da cultura e do mundo das comunicações. Foi organizado pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, pela Comissão para a Comunicação da Conferência Episcopal Brasileira e pela arquidiocese do Rio de Janeiro.

O arcebispo, Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, lembrou a importância de procurar a formação, de forma a conseguir-se falar numa língua compreensível no mundo actual, isto é criar espaços de diálogo, comunicação e comunhão. Recordou palavras de Papa Bento XVI, em Lisboa: a Igreja deve entrar em diálogo com o mundo em que vivemos. a Igreja torna-se palavra, a Igreja faz-se mensagem, a Igreja transforma-se em diálogo.