Vários grupos de jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude têm marcada uma passagem pelo Santuário de Fátima
Vários grupos de jovens que participam na Jornada Mundial da Juventude têm marcada uma passagem pelo Santuário de FátimaPara alguns a visita acontecerá antes da jornada em que se encontrarão com o Papa enquanto que para outros grupos, a vinda ao santuário mariano acontecerá após este encontro. O elemento comum de união é que todos estarão em Madrid, de 16 a 21 de agosto, nas Jornadas Mundiais da Juventude.

64 grupos de jovens já anunciaram a sua presença ao Serviço de Peregrinos (SEPE). 45 vêm antes das jornadas e 19 vêm depois, revela Natalina Ferreira, directora SEPE do Santuário de Fátima. O maior dos grupos trará a Fátima 2. 500 jovens de língua espanhola e de diferentes países, sobretudo da américa do Sul. 42 têm até 100 peregrinos, 17 têm entre 100 e 500 peregrinos. Três grupos dos mais numerosos vêm do Brasil: um com 615 jovens, outro com 1000 e outro com 1500. De Lisboa deslocar-se-á a este santuário um grupo de 2. 000 jovens, adianta a Sala de imprensa do Santuário

Do Brasil deslocar-se-ão a Fátima 13 grupos, dos Estados Unidos 11, do Canadá 4, do Equador outros 4 e de França 3. Polónia, argentina, Nova Caledónia e Vietname trarão, cada país, dois grupos ao Santuário de Fátima. Índia, Rússia, Porto Rico, Chile, Holanda, Iraque, Filipinas, Taiwan (CN), México, Timor Leste – cada um destes países trará um grupo a Fátima. Em Portugal, os jovens estão a incluir o Santuário de Fátima no trajecto das Jornadas. O Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa é disso um bom exemplo, com um grupo de 2000 jovens e outro de 350, destaca Natalina Ferreira.

Entre as actividades propostas aos jovens estão a participação no Rosário oficial, com a recitação em diferentes idiomas e a possibilidade de grupos de jovens levarem o andor de Nossa Senhora durante a procissão. Também a Casa do Jovem, aberta aos fins-de-semana nos meses de Julho e agosto, estará aberta nos dias 11, 12, 15, 16, 22, 23, 24 e 25 de agosto, jornadas com maior número de grupos de peregrinos jovens inscritos. Neste espaço, os jovens poderão conversar, rezar e conhecer a espiritualidade de Fátima.