Papa e jovens encontram-se no centro de Madrid em agosto e a cidade acelera a preparação para receber a Jornada Mundial da Juventude de 2011. Nos principais locais onde decorrerão os eventos já são visíveis estruturas
Papa e jovens encontram-se no centro de Madrid em agosto e a cidade acelera a preparação para receber a Jornada Mundial da Juventude de 2011. Nos principais locais onde decorrerão os eventos já são visíveis estruturasO centro da cidade será um dos grandes cenários onde os jovens se juntarão para se encontrarem com Bento XVI. a Praça de Cibeles, com os seus urbanística seculares que a circundam, apresentará o cenário mais representativo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). a responsável pela sede da área da Praça de Cibeles, Jiménez arellano, explicou que, além de mostrar ao mundo, uma cidade da qual os madrilenos se sentem muito orgulhosos, queremos que os jovens se sintam próximos e gozem da presença do Santo Padre.

a Praça de Cibeles será o palco de três quartos dos eventos principais da JMJ. aí decorrerá a missa inaugural, a 16 de agosto, o acolhimento ao Papa a 18 e a Via-Sacra a 19. Jiménez arellano lembra que a zona está dotada de uma boa rede de transportes públicos, que facilitará a chegada dos jovens para dar as boas-vindas ao Papa. a 19 de agosto, terá lugar o último evento no centro da cidade com a Via-Sacra, que apresentará 15 estátuas da semana santa espanhola, um evento único no mundo, segundo Jiménez arellano.
O vice-presidente do Turismo de Madrid, Martín Vallés, sublinhou que estes eventos mostram a melhor imagem de Madrid, não apenas pelo evento em si, mas também porque a cidade funciona e funciona bem. Martín Vallés garantiu que a JMJ é o melhor evento que calhou a Madrid pela grandeza dos números, pela promoção turística que garante um público jovem que se torna amigo de Madrid. Muitos dos jovens participantes “serão hospedados em escolas e estruturas públicas da cidade porque Madrid, apesar da sua vasta oferta hoteleira de 70 mil camas, não tem estruturas suficientes para um evento desta envergadura.

O director executivo da JMJ, Yago de la Cierva, explicou que há ainda muitos pequenos detalhes para completar a preparação dos principais locais. Por isso foi aumentado o número de voluntários para cerca de 30 mil pessoas. Cresceu para 250 o número de bispos que darão as catequeses durante a semana da JMJ. Já foi apresentada a mochila oficial, que terá dentro o passe do peregrino que dará acesso aos eventos principais e ao programa cultural, o seguro contra acidentes, o passe para os transportes públicos, um evangelho, o livro das celebrações, o guia da JMJ, o YouCat, um chapéu, uma camisa, um abano, um rosário e o mapa da cidade.
Para mais informações sobre as Jornadas consulte a revista impressa do mês de Julho