Livro de frei Fernando Ventura e do jornalista Joaquim Franco é lançado a 22 de Julho, em Coimbra, na Bertrand
Livro de frei Fernando Ventura e do jornalista Joaquim Franco é lançado a 22 de Julho, em Coimbra, na BertrandO livro é uma conversa intimista e sem preconceitos sobre Deus, o Homem e o Mundo, Trata-se de uma reflexão sobre o mundo de hoje onde a história da Humanidade serve como bebedouro de aprendizagem impar e nos ajuda a projectar um futuro em que só a passagem do eu solitário ao nós solidário nos pode salvar, feita a duas mãos, a de um frade capuchinho e a de um jornalista da SIC.

O nós, é o outro ou seja o próximo, com quem se deve viver uma relação partilhada, defendem os autores. a solução para a solidão existencial passa pela construção de uma consciência de ser social. Este, é um processo de transformação que não é difícil de entender, é só difícil de viver.

Sobre esta obra escreve Catalina Pestana. Não é um livro para crentes, de bem com as suas certezas e seguranças, nem um livro para agnósticos. É uma obra para humanos, que chegaram à conclusão de que pensar é um direito, mas é também um dever, seja quem for o mentor desse pensamento.

Os dois autores, ao longo da conversa, trocam de papéis: umas vezes é um que pergunta e o outro responde, outras vezes invertem-se as posições. Do Eu Solitário ao Nós Solidário é talvez o livro mais interpelativo que dois homens de fé, um leigo e um religioso, produziram neste século. E a sua diferença essencial em relação a outras grandes obras escritas pelo mundo é que este é acessível a todos os humanos e não só a especialistas, salienta Catalina Pestana.