Dois homens, com mais de 80 anos, são responsabilizados por 156 crimes contra a humanidade.organizações humanitárias calculam que 30 mil pessoas desapareceram durante a ditadura argentina
Dois homens, com mais de 80 anos, são responsabilizados por 156 crimes contra a humanidade.organizações humanitárias calculam que 30 mil pessoas desapareceram durante a ditadura argentinaDois antigos comandantes do exército argentino foram condenados à pena de prisão perpétua, por terem cometido crimes contra a humanidade. Héctor Garmen, de 84 anos, e Hugo Pascarelli, de 81, são responsabilizados por um total de 156 crimes. Os dois homens actuavam no centro de detenção clandestino El Vesuvio, em Buenos aires, que se manteve em funções entre 1975 e 1978.
Pedro Durán Sáenz, terceiro comandante acusado, faleceu em Junho, na sequência de uma crise cardíaca. Cinco guardas foram condenados a penas de prisão entre os 18 e 22 anos. Em abril, um tribunal de Buenos aires condenou o último ditador da argentina, Reynaldo Bignone, por crimes contra a humanidade.
Diversos opositores à ditadura militar foram mortos e torturados no centro de detenção. Por lá passaram mais de dois mil prisioneiros. Segundo organismos humanitários, 30 mil pessoas desapareceram durante a ditadura argentina.