Há 32 anos que este sacerdote da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria se encontra na diocese do algarve
Há 32 anos que este sacerdote da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria se encontra na diocese do algarveManuel Leitão Marques, de 76 anos, é natural de Pinhel, Guarda. Ordenado padre há 50 anos, no dia 24 será celebrada uma missa de acção de graças pelas bodas de ouro sacerdotais, pelas 18h, na igreja de alvor. Será um momento de encontro, partilha e oração pelas vocações, disse ao jornal da diocese algarvia, Folha de Domingo.

Há 32 anos no algarve, primeiro na paróquia de Odiáxere e depois em alvor, onde desenvolve a sua actividade; colabora, desde 2001 no vicariato da Pedra Mourinha, em Portimão. Tem desenvolvido funções de responsável pela Pastoral do turismo da diocese algarvia, missão que iniciou a pedido do bispo do algarve de então, Ernesto Costa.

Desenvolve um serviço de acolhimento aos turistas que participam nas celebrações eucarísticas dominicais algarvias, com a elaboração de um suplemento litúrgico com tradução para inglês. Este subsídio é distribuído nas paróquias.

Pouco se pode fazer porque o turismo aumentou muito mas a permanência é pouca desabafa o Claretiano. a comunidade cristã do algarve deve ser, essencialmente, de acolhimento porque a Pastoral do Turismo deve começar nas paróquias de origem, defende. E questiona: Que trabalho se pode fazer com pessoas que passam aqui um ou dois fins de semana?.

Com apenas 13 anos, Manuel Leitão Marques entrou no seminário. aos 26 anos, depois dos estudos de Teologia em Inglaterra, ali foi ordenado pelo bispo auxiliar de Westminster (Londres), George Lawrence Craven. Um dos marcos do seu trabalho pastoral é a construção do complexo paroquial do vicariato do Sagrado Coração de Jesus, na Pedra Mourinha, que deverá estar concluída dentro de um ano.