Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas, pede que todos os movimentos do Sudão se unam pela paz. O apelo é dirigido a todas as forças envolvidas no conflito sudanês para que entrem num processo de pacificação da região
Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas, pede que todos os movimentos do Sudão se unam pela paz. O apelo é dirigido a todas as forças envolvidas no conflito sudanês para que entrem num processo de pacificação da regiãoO pedido do secretário-geral da ONU surge depois do governo do Sudão ter assinado um acordo de paz com o Movimento de Libertação e Justiça (LJM), um dos grupos beligerantes do Darfur. Seguindo o exemplo deste acordo, Ban Ki-Moon espera que outros intervenientes directos no conflito sudanês, nomeadamente o Movimento de Justiça e Igualdade (MJI) e o Exército de Libertação do Sudão, assinem também um acordo de paz.
Segundo dados oficiais das Nações Unidas, o conflito do Darfur, que se iniciou em 2003, já causou mais de 300 mil mortos e obrigou cerca de 2,7 milhões de pessoas a abandonarem as suas comunidades de origem. O Sudão do Sul declarou formalmente a sua independência a 9 de Julho. Um acordo de paz pôs fim, em 2005, ao conflito entre Cartum e o Sul, depois de mais de 20 anos de guerra. Em Janeiro, foi realizado um referendo à luz do acordo de paz, em que 99 por cento dos eleitores do Sul optaram pela separação do Norte. E assim o que era o maior país da África transformou-se em dois países.

apesar deste passo importante, há uma grande questão ainda por resolver. a linha da fronteira entre os dois países do Sudão ainda não está definida, com a região do abyei a ser disputada pelos dois países. a divisão das receitas do petróleo, que são vitais para a sobrevivência de ambos, ainda não está fixada. a maioria das reservas de petróleo do Sudão está no que é hoje o Sul do Sudão, mas o oleoduto a caminho de Port Sudan, no Mar Vermelho, passa pelo Sudão do Norte. além disso o Sul dispõe de poucas infra-estruturas para o seu desenvolvimento.

Outro conflito militar pouco conhecido está em andamento no sul de Kordofan, uma região na fronteira entre o Norte e o Sul do Sudão. Milhares de civis fugiram dos bombardeamentos, quando o governo de Cartum tenta assumir o controle de uma das poucas áreas com reservas de petróleo. Há ainda outros conflitos internos a partir de elementos da oposição contra o governo de Juba. O Norte e o Sul enfrentam o perigo de um prolongamento, em várias frentes, da já longa guerra civil.