Bento XVI pediu ajuda urgente da comunidade internacional para as pessoas afectadas pela grave seca que atinge o Corno de África
Bento XVI pediu ajuda urgente da comunidade internacional para as pessoas afectadas pela grave seca que atinge o Corno de ÁfricaSigo com profunda preocupação as notícias que chegam desde a região do Corno de África, em especial na Somália, afectada por uma gravíssima seca e, noutras zonas, por fortes chuvas, afirmou o Papa, durante a oração angelus, em CastelGandolfo, onde se encontra de férias. O Pontífice classificou a situação de catástrofe humanitária o que está a fazer com que muitas pessoas estejam em fuga à procura de alimentos e de ajuda.

Espero que nada falte a estas populações em sofrimento, com a nossa solidariedade e com o apoio de todas as pessoas de boa vontade, disse, apelando ao apoio da comunidade internacional. Entre a população afectada encontram-se muitas crianças. Na Somália, Quénia, Eritreia e Yibuti, há pelo menos 11 milhões de pessoas que necessitam de assistência alimentar, na sequência das secas, alerta a Organização das Nações Unidas.

agências de ajuda humanitária já vieram a público assinalar que a seca no Leste da África é uma das piores quanto ao número de pessoas afectadas. Milhares de refugiados somalis estão nos campos da Etiópia e do Quénia à procura de alimentos, já que várias temporadas sem chuvas dizimaram os animais e acabaram com lavouras nos seus países.