Conflitos no distrito de Kurram, no noroeste do país, podem levar mais de 80 mil pessoas a deslocar-se. 700 famílias já procuraram refúgio num novo campo, em Durrani
Conflitos no distrito de Kurram, no noroeste do país, podem levar mais de 80 mil pessoas a deslocar-se. 700 famílias já procuraram refúgio num novo campo, em DurraniO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) reforçou a ajuda humanitária no distrito de Kurram, na fronteira com o afeganistão. Conflitos na região podem levar 12 mil famílias, cerca de 84 mil pessoas a deixarem suas casas e deslocarem-se para outras localidades. Nas últimas duas semanas, 700 famílias procuraram refúgio num novo campo, em Durrani, criado pela autoridade de Gestão de Desastres locais a 30 quilómetros do conflito. Oito mil famílias deslocaram-se para zonas urbanas e 200 refugiaram-se numa escola de Sadda.

Embora as autoridades locais se tenham articulado rapidamente para fornecer tendas, alimentos e água potável ao acampamento, há uma necessidade urgente de melhorar as infra-estruturas por meio da disposição adequada de barracas, da construção de latrinas, banheiros e cozinhas, além da realização de processos de registos electrónicos confiáveis, afirmou Mengesha Kebede, representante do aCNUR no Paquistão. a organização está a enviar gestores de campo para o local, de forma a auxiliar as autoridades a gerir a situação. Pretende ainda financiar e apoiar o processo de registo dos deslocados.

Segundo o aCNUR, há já vários anos que Kurram verifica conflitos devido a tensões sectárias, entre outros motivos. Em 2010, cerca de 130 mil pessoas fugiram da região para se refugiarem em outros distritos. Nos últimos três anos, conflitos entre forças governamentais e grupos armados, no noroeste do Paquistão, deslocaram mais de 4 milhões de pessoas.