O sacerdote, da congregação do Verbo Divino sucede no cargo ao padre Manuel Durães Barbosa, da congregação dos missionários do Espírito SantoO sacerdote, da congregação do Verbo Divino sucede no cargo ao padre Manuel Durães Barbosa, da congregação dos missionários do Espírito Santo a nomeação foi promulgada no dia 12 de Julho, por decreto da Santa Sé assinado pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o arcebispo italiano Fernando Filoni. Natural da aldeia da Ponte, diocese da Guarda, o padre antónio Lopes foi ordenado padre em 1986.
Foi director e professor no Instituto S. Paulo e após ter feito estudos sobre a Sagrada Escritura em Paris regressou ao Togo e foi também director de um Centro Bíblico de Lomé, a capital daquele país, adianta o site dos missionários do Verbo Divino. De regresso a Portugal integrou-se na comunidade de Tortosendo, seguindo para Guimarães, onde foi superior três anos. Nos últimos anos tinha assumido a responsabilidade pastoral da paróquia de São Cristóvão de Selho.
Colaborador do jornal Contacto svd, o jornal dos verbitas; colaborou com o Departamento de animação Bíblica da Pastoral (DaBP) nos cadernos bíblicos que a Congregação do Verbo Divino tem apresentado em conjunto com a arquidiocese de Braga.