é a nova iniciativa pastoral para a nova evangelização e decorrerá na Quaresma do próximo ano, em algumas das maiores cidades europeias
é a nova iniciativa pastoral para a nova evangelização e decorrerá na Quaresma do próximo ano, em algumas das maiores cidades europeias a iniciativa surgiu na reunião promovida, na segunda-feira, 11, no Vaticano. No encontro, participaram o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e os cardeais e bispos de Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Colônia, Dublin, Lisboa, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia e Viena. O objectivo é dar resposta à nova evangelização, na situação de crise em que se encontra a Europa, no seguimento do Congresso Internacional para a Nova Evangelização que decorreu entre 2003 e 2007 em Viena, Paris, Lisboa, Bruxelas e Budapeste .

a Missão Metrópoles articula-se em dois momentos: empenhos na pastoral ordinária, sobretudo no que diz respeito à formação. Por outro lado, na Quaresma de 2012, em 12 cidades europeias realizar-se-ão as mesmas iniciativas. Esta iniciativa decorrerá poucos meses antes do próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da nova evangelização.

É uma primeira resposta a quanto pedia o Papa [Bento XVI] precisamente na nossa primeira assembleia plenária, isto é, superar a fragmentariedade, dando sinais de unidade, explica o presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização. Mas pretende ser um sinal concreto de que grandes cidades, grandes dioceses da Europa, proporão ao Sínodo dos Bispos já como um projecto comum que poderá ser partilhado.