O uso de imagens informativas nos pacotes de cigarros passou a ser obrigatório em 19 países. Há mais de um bilhão de fumadores no mundo; 80 por cento vive em países de baixo ou médio rendimento
O uso de imagens informativas nos pacotes de cigarros passou a ser obrigatório em 19 países. Há mais de um bilhão de fumadores no mundo; 80 por cento vive em países de baixo ou médio rendimentoRelatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que, este ano, o tabaco pode matar perto de seis milhões de pessoas. até 2030, o número pode subir para os oito milhões. Mais de um bilhão de pessoas fumam no mundo; 80 por cento vive em países de baixo ou médio rendimento e pelo menos metade morrem devido a doenças relacionadas com o tabaco. a OMS analisou ainda as campanhas anti-tabaco. Segundo o estudo, o uso de imagens informativas nos pacotes de cigarro passou a ser obrigatório em 19 países, praticamente o dobro de há dois anos atrás.

O Brasil foi uma das primeiras nações a recorrer à estratégia. Hoje em dia é cada vez maior o número de países que seguem o modelo do Canadá e do Brasil, que foi o segundo país no mundo a colocar imagens de advertências nos maços de cigarro. E isso repercute-se de forma favorável na redução do consumo e no aumento do entendimento da população sobre os malefícios [do tabaco], explica Vera Silva, consultora da OMS, à Rádio ONU. O relatório indica que, na cidade de São Paulo, as imagens apresentadas nos pacotes de cigarro tem mais impacto do que as campanhas de informação.