Em Cartagena, na Colômbia, todos os dias, vêem-se crianças a trabalhar. Centenas sujeitam-se a trabalhos forçados em troca de algumas moedas para sobreviver
Em Cartagena, na Colômbia, todos os dias, vêem-se crianças a trabalhar. Centenas sujeitam-se a trabalhos forçados em troca de algumas moedas para sobreviveras crianças escravas de Cartagena estão privadas de água, luz, gás, estradas, saúde e educação. Os pequenos trabalhadores concentram-se no o Mercado de Bazurto, onde desempenham diversas tarefas: transportar sacos pesados, levar malas até aos táxis, empurrar carinhos cheios de bananas, vender água. Outros cantam para comover os corações dos passantes, aguardando pela sua generosidade, adianta a agência adital.

Estima-se que haja cerca de quatro mil crianças na cidade, que conta com o maior número de pessoas vindas do campo e que fugiram dos paramilitares e dos grandes proprietários. a Colômbia figura numa lista de países, como a Roménia, Rússia, Brasil, Nigéria, Equador, Serra Leoa, Bulgária e Ucrânia, onde crianças são obrigadas a trabalhar para sobreviver. Em todo o mundo, há mais de 200 milhões de crianças a trabalhar. Só na américa Latina, contam-se 9,43 milhões.