Publicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura sugere a alteração da posição dos governos em relação às migrações. autores pedem um «novo esforço comum para compreender os verdadeiros desafios e encontrar soluções»
Publicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura sugere a alteração da posição dos governos em relação às migrações. autores pedem um «novo esforço comum para compreender os verdadeiros desafios e encontrar soluções»Os autores reconhecem que as catástrofes climáticas como os ciclones, inundações ou secas, influenciam cada vez mais as migrações. apontam para a necessidade de investigar mais e de haver uma acção multissectorial. O estudo destaca contudo que, apesar de ser uma questão muito importante, o aquecimento do clima é apenas um dos factores na origem do deslocamento das pessoas, dentro e fora das fronteiras.

Os grandes poluidores devem trabalhar em conjunto a nível global para fornecer apoios para a elaboração de estratégias de adaptação, defendem. Entre outras coisas, sugerem a alteração da posição dos governos em relação às migrações: o abandono das restrições e da criminalização e a promoção de deslocações com segurança e dignidade. apelam a um novo esforço comum para compreender os verdadeiros desafios e encontrar soluções.

Migração e aquecimento climático é o nome da publicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Reúne pontos de vistas de 26 peritos e apresenta casos de estudo de vários lugares do mundo.