Bento XVI recita primeiro angelus, em Castelgandolfo e recorda a parábola do semeador
Bento XVI recita primeiro angelus, em Castelgandolfo e recorda a parábola do semeadorO Papa pediu respeito e humanidade para os marinheiros que permanecem sequestrados por piratas. Espero que sejam tratados com respeito e humanidade e rezo pelos seus familiares para que sejam fortes na fé e não percam a esperança de se reunir em breve com os seus entes queridos, disse Bento XVI. Os piratas somalis – adianta a organização não governamental Ecoterra Internaciona – têm actualmente retidos 34 navios mercantes, 17 embarcações mais pequenas e mantêm sequestrados pelo menos 573 marinheiros sobre os quais aguardam resgate. Hoje celebra-se o Domingo do mar, isto é, a jornada para o apostolado em ambiente marítimo.

Durante o angelus, a partir da residência de Verão de Castelgandolfo, o Santo Padre sublinhou que a parábola do semeador é um episódio auto-biográfico da vida de Jesus. Há quem escuta superficialmente a Palavra, mas não a acolhe; há quem acolhe logo que a escuta, mas não tem constância e perde tudo; há quem se deixa arrastar pelas preocupações e seduções do mundo; e há quem escuta de modo receptivo, como o terreno bom: e então a Palavra dá fruto em abundância, afirmou o Pontífice. assim, a verdadeira Parábola de Deus é o próprio Jesus, a sua Pessoa, que, no signo da humanidade, esconde e ao mesmo tempo revela a divindade.

Bento XVI recordou que nesta segunda-feira, 11 de Julho, se celebra a festa de São Bento, abade e Patrono da Europa, propondo-o, à luz do Evangelho deste domingo, como mestre da escuta da Palavra de Deus, escuta profunda e perseverante: Temos sempre que aprender do grande Patriarca do monaquismo ocidental a dar a Deus o lugar que lhe compete, o primeiro lugar, oferecendo-lhe, com a oração da manhã e da tarde, as actividades quotidianas.