Há 19 anos que se encontra ligado ao Instituto Missionário da Consolata. Marcos Coelho, 31 anos, é ordenado sacerdote esta tarde, através da imposição e da prece do bispo da diocese do Porto, Manuel Clemente
Há 19 anos que se encontra ligado ao Instituto Missionário da Consolata. Marcos Coelho, 31 anos, é ordenado sacerdote esta tarde, através da imposição e da prece do bispo da diocese do Porto, Manuel Clemente a sua caminhada começou no seminário em família. Durante três anos foi acompanhado pelos missionários da Consolata, com visitas a casa. Mas, já antes vinha às festas da Consolata e uma vez ouvi uma homilia que começou a mexer, afirmou o diácono Marcos Coelho, no final da vigília missionária.

Entrou no seminário em Águas Santas. Naquele tempo pensa-se que vai salvar o mundo. E Marcos tinha o ideal missionário do missionário dos leões. E o jovem lançou-se, com vontade, nesta arte de ser aprendiz de pescador de homens. Viria a ser acompanhado por muitos dos sacerdotes que se encontravam na vigília de oração, na noite anterior à ordenação.

Completa os estudos secundários e, em 2001, parte para Itália, para o noviciado onde permanece três anos. Sempre preso por ‘ses’, parei três anos, contou Marcos. Nas Caves do Vinho do Porto, começou do nada. Leccionou e estudou durante este período de tempo em que esteve de volta à terra natal.

Mas não se sentia feliz. Decide reentrar, o que não faz logo à primeira. as certezas vieram confirmadas: Quando uma pessoa decide uma coisa, é a melhor coisa da vida. E acrescenta: Tudo quanto era peso, indecisão, foi-se.

Marcos Coelho volta a entrar no Instituto Missionário da Consolata e passa sete meses no Cacém. Em 2008, faz os primeiros votos (os segundos porque já antes os havia feto, antes de sair). Sempre manifestou vontade de ir para a China, mas a sua ida para a missão ad gentes fez-se para a Coreia do Sul. O Senhor fez-me estudar coreano três anos, sublinha, assinalando que os desígnios de Deus são imensos.

Hoje, estou feliz, realizado, disse Marcos Coelho aos fiéis que participavam na vigília de oração missionária. Está a chegar um momento muito importante, sublinhou, ao referir-se à ordenação que esta tarde tem lugar na Sé do Porto. Sorridente diz: Sinto-me livre e realizado e isso é a felicidade.