«Esta luz pequenina, na Coreia vou deixá-la brilhar, vou deixá-la, vou deixá-la brilhar»
«Esta luz pequenina, na Coreia vou deixá-la brilhar, vou deixá-la, vou deixá-la brilhar»Na canção Esta luz pequenina vou deixá-la brilhar, a última estrofe foi adaptada tendo em conta o destino de missão de Marcos Coelho, ordenado este domingo, 10 de Julho. Um destino que já conhece já que ali passou os últimos três anos e ali foi ordenado diácono, no início deste ano.

Uma vigília de oração missionária cheia de simbolismos: um deles, a luz, acesa no círio pascal, luz da vida e luz da fé. Mas também os três simbolismos da ordenação: Eucaristia, penitência e missão. Entre cânticos e oração, a reflexão. ao longo da vigília, às dezenas de fiéis, o padre Jorge amaro salientou a importância do sacramento da penitência. Sem auto-crítica não há progresso espiritual. E num ambiente pouco iluminado, o diácono passou entre os fiéis dando a paz e depois aspergindo com água benta, para que não permaneçamos no pecado.

Marcos Coelho haveria de percorrer a capela da comunidade de Águas Santas, dos missionários da Consolata, uma outra vez, trazendo o círio pascal com que distribuiu a luz, que chegou a todos os fiéis. a Eucaristia – sublinhou – o padre Jorge amaro – é o coração, alma da Igreja. E o sacerdote é o representante de Cristo na terra, acrescentou, lembrando que a oração faz parte do ministério sacerdotal. Em noite de vigília, amigos, familiares, missionários e missionárias da Consolata e outros que quiseram estar unidos neste momento de oração com o futuro sacerdote. E rezaram por todos aqueles a quem o Marcos vai tocar na sua vida sacerdotal.

Enquanto isso, na catedral dedicada a Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, no Brasil, João Baptista, outro diácono da Consolata, estava a ser ordenado sacerdote. a trabalhar no Bairro do Zambujal, este brasileiro regressa para trabalhar na missão em Portugal. Já Marcos Coelho regressa à Coreia onde já se encontra em missão há três anos. E Marcos não será um sacerdote como outro qualquer, é sobretudo um pescador, frisou Jorge amaro, lembrando que Jesus escolheu pescadores para seus apóstolos. E Marcos será um pescador de homens por ser um missionário que parte ao encontro do outro.