Cursos promovidos pela agência das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) devolvem confiança a jovens da Somália, país do Corno de África, em guerra civil há duas décadas
Cursos promovidos pela agência das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) devolvem confiança a jovens da Somália, país do Corno de África, em guerra civil há duas décadasBarre abdirahman foi um dos jovens contemplados pelo programa da agência das Nações Unidas. O rapaz de 18 anos de idade deixou a família e a cidade de Baidoa, onde vivia, para partir para Galkayo, no centro da Somália, em busca de um futuro melhor. Foi seleccionado para participar numa formação profissional de cinco meses. Durante o curso, os formandos aprenderam novas técnicas (soldagem, carpintaria) e receberam as ferramentas básicas para que possam continuar com o trabalho e até criar os seus próprios negócios.

O curso mudou a minha vida de muitas maneiras, confessa o jovem. Eu venho de uma família pobre como muitos outros jovens no campo, mas estou determinado a ser bem sucedido. Eu sonho em ter a minha própria oficina onde eu possa praticar as minhas habilidades de soldagem, afirma. Bruno Geddo, representante do aCNUR na Somália, realça os benefícios destes programas: a aprendizagem de novas habilidades é uma maneira eficaz de capacitar jovens da Somália, a fim de garantir um futuro melhor para o país. O objectivo é transmitir-lhes conhecimentos que possam aplicar com facilidade e ajudá-los a sustentarem-se. Cerca de 60 mil deslocados internos vivem em acampamentos em Galkayo.