«Saiu o semeador para semear? E a semente que caiu em boa terra começou a frutificar: uma cem sementes, outras sessenta, outras trinta», proclama o Evangelho do 15º Domingo do tempo comum
«Saiu o semeador para semear? E a semente que caiu em boa terra começou a frutificar: uma cem sementes, outras sessenta, outras trinta», proclama o Evangelho do 15º Domingo do tempo comumTodo o lavrador avisado prepara o terreno antes de semear as suas sementes para que produzam o máximo. E enquanto a sementeira cresce, não se deita ele a dormir: há que fazer monda, sachar o terreno para arrancar as ervas daninhas, a rega quando for necessário. É uma faina aprazível, pois já no seu coração vê o lavrador a seara loira a ondejar e as arcas atulhadas de trigo. O lavrador é a criação inteira, pois toda ela espera a palavra fecundante do Criador que enche arcas e tulhas e outros contentores. a Palavra, o Verbo, ele próprio quis ser semeado no seio da Virgem Santa Maria. Lá cresceu, bem ajeitadinho, de lá veio à luz para se tornar trigo e vinho espiritual a encher de salvação as almas que o aceitam plenas de amor.

a Palavra é Jesus, semeada em nós pelo evangelho e sacramentos, fecundada pela oração e a prática religiosa, crescendo a olhos vistos pela acção das virtudes, moldada pelos dons do Espírito. E cada um é para o outro semente evangelizadora pela palavra amiga, pelos cantares alegres das liturgias, pelas boas acções a arrastarem espectadores amigos e desconhecidos. a semente nasce e cresce, mesmo quando a sua força é maneirinha: o que importa é que seja constante, sem jamais deixar de demandar alturas. Força calma e consciente da sua capacidade que vem do divino, não pára senão quando cercada da luz amadurecedora do sol lá nos altos céus. Ondula loira a seara ao sol e à brisa amiga e benfazeja, e sonham os homens com tão grande bênção. ao sentir a carícia da foice, tomba o caule para os braços do lavrador agradecido.

a seara é o mundo todo: trigos variegados, uns tostados pelos calores do amor trinitário, outros ainda verdes por falta de amor espiritual, mas a crescer; outros em labuta plena entre pedregulhos, espinhos e passarada ladrona. a seara lá vai crescendo, terra além, e Jesus lá vai enchendo as arcas dos corações que O aceitam como Jesus Cristo Filho de Deus, Salvador. Muitos nunca ouviram falar do trigo nem do vinho que alegram e nutrem alma e corpo como Deus é servido. Na eira e no lagar do amor de Cristo somos número sem conta de grãos e bagos, que o amor do Senhor integra num só pão, para os convivas do Reino se alimentarem por toda a eternidade.