a capela das Irmãs Carmelitas em Fátima é, desde ontem dia 8, a primeira a receber as imagens dos beatos de Fátima. antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima presidiu à eucaristia e benzeu as imagens
a capela das Irmãs Carmelitas em Fátima é, desde ontem dia 8, a primeira a receber as imagens dos beatos de Fátima. antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima presidiu à eucaristia e benzeu as imagensO bispo acompanhado por augusto César e Virgílio antunes procedeu à bênção das estátuas representativas dos dois pastorinhos, tendo depois concelebrado a missa, onde estavam ainda mais sete sacerdotes, entre eles, Carlos Cabecinhas, actual reitor do Santuário de Fátima. Foi um dia de festa para a congregação destas irmãs de clausura dedicadas à adoração do Senhor – instituição onde Lúcia passou longos anos, concretamente em Coimbra -, para aqueles que assistiram à cerimónia e ainda para todos os cristãos, especialmente os devotos de Fátima espalhados por todo o Mundo.

antónio Marto na homilia fez questão de referir que “as imagens são para nos lembrar, a nós humanos, que é para permanecer connosco na comunhão dos santos e nos proteger com a sua intercessão. Nós somos convidados a aprender com os pequeninos, especialmente estes dois tão simpáticos”, acrescentou. Justificando a ideia, o prelado disse ainda: “Foi através da Mãe que Deus se serviu destes pequeninos para nos contactar”.

Foi específico na apreciação das virtudes do Francisco ao dizer que ele era “meditativo, contemplativo, místico” considerando-o “um pequeno teólogo”. Lembrou ainda que os beatos são “interlocutores, mas também locutores de nós junto de Deus”. Em relação a Jacinta frisou a sua doação “aquela que repartia ensina-nos a compaixão e a dor, assim como a capacidade de sofrer com e pelos outros” em louvor a Deus e tendo como finalidade a “conversão dos pobres pecadores” como ela dizia.

a finalizar as suas palavras, o bispo de Leiria-Fátima – que há muito revela uma forte predilecção pelos pequeninos, de forma especial a estes beatos – fez um apelo “aos dois simpáticos bem-aventurados para nos ajudar a ser adoradores de Deus e acolhedores”. Mais que um pedido, um desejo que cada cristão deve interiorizar, pois o Senhor acolhe e ouve os mais pequenos de um modo especial.

após a cerimónia, a Irmã ângela Coelho, Vice Postuladora para a Canonização dos Beatos, citou o saudoso João Paulo II aquando da beatificação dos pastorinhos em que referiu que eram “duas candeias”. “São duas candeias que Deus já acendeu nesta capela a eles dedicada, é a Luz de Jesus Ressuscitado, a Luz amiga para Fátima e o Mundo inteiro”. Recorde-se que as duas imagens – oferta da Postulação – esculpidas em pedra são da autoria de Maria amélia Carvalheira, já falecida, uma artista com uma vasta obra religiosa existente em Fátima.