Peditório nacional, realizado no âmbito da Semana nacional da Cáritas, entre 20 e 27 de Março, não conseguiu reunir 320 mil euros
Peditório nacional, realizado no âmbito da Semana nacional da Cáritas, entre 20 e 27 de Março, não conseguiu reunir 320 mil eurosSão os tempos de crise a ditar a solidariedade.com apenas alguns arciprestados por apurar na diocese de Lamego, a Cáritas Portuguesa angariou 239. 452,64 euros no peditório efectuado a nível nacional. Em algumas dioceses o decréscimo chega aos 40 por cento menos, adianta a Cáritas em comunicado.

Eugénio Fonseca afirma que este é um dos anos em que mais pedidos de ajuda estamos a receber, o aumento é de 40 por cento. a previsão é que, infelizmente, continuem a aumentar e, por isso mesmo, este foi também um dos anos em que recebemos menos contribuições, acrescenta o presidente da Cáritas Portuguesa. O responsável da organização católica salienta que, não é que os portugueses não queiram dar, a questão é que deixaram de poder dar.

O peditório foi realizado de norte a sul do país por 290 voluntários que disponibilizaram o seu tempo para esta actividade. Este ano, a Semana Nacional da Cáritas associou-se às comemorações do ano Europeu do Voluntariado, promovido pela União Europeia e em parceria com a Cáritas Europa, instituição na qual se integra a Cáritas Portuguesa. Em 2010, o peditório público da Cáritas angariou 292. 560,34 mil euros e, em 2009, 325. 722,22 mil euros.