a peregrinação de 12 e 13 de Julho, sob o tema « Envolvidos pelo amor materno e paterno de Deus» fica marcada pela entronização do ícone oriental de Nossa Senhora
a peregrinação de 12 e 13 de Julho, sob o tema « Envolvidos pelo amor materno e paterno de Deus» fica marcada pela entronização do ícone oriental de Nossa Senhora a entronização realiza-se no momento de abertura da peregrinação, às 18h30 do dia 12 de Julho, o primeiro momento da peregrinação a que preside o bispo de Santarém, Manuel Pelino. O ícone ficará exposto junto ao ambão, na Capelinha das aparições, até ao dia seguinte, 13 de Julho, para que possa ser venerado.

De novo o ícone oriental de Nossa Senhora de Fátima assume um lugar de destaque neste 12 e 13 de Julho, como já aconteceu anteriormente. Na aparição de Julho, segundo conta a irmã Lúcia nas suas Memórias, Nossa Senhora abriu as mãos e os pastorinhos tiveram uma visão do inferno. Depois, Nossa Senhora acrescentou que viria pedir a consagração da Rússia ao seu Imaculado coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados.
91 anos depois, a 13 de Julho de 2008, o ícone oriental da Santíssima Virgem de Fátima foi entronizado na Capelinha das aparições. Foi pintado na Rússia, segundo as técnicas tradicionais. Tem o Rosário na mão direita de Maria e, na mão esquerda, encontra-se escrita a palavra “Coração” , rodeada de espinhos. além da tradicional inscrição “Maternidade Divina de Maria”, tem ainda as seguintes palavras: “Ícone da Santíssima Virgem de Fátima. Em Ti, a Unidade”.