Três décadas de conflito no afeganistão destruí­ram as infra-estruturas para a distribuição de água, um bem essencial de que carece mais de metade da população. População urbana precisa de melhores condições de vida
Três décadas de conflito no afeganistão destruí­ram as infra-estruturas para a distribuição de água, um bem essencial de que carece mais de metade da população. População urbana precisa de melhores condições de vida apenas 48 por cento da população afegã tem acesso à água potável e 37 por cento beneficia de serviços de saúde adequados, uma situação que tem sérias repercussões na vida das populações, sobretudo das crianças. Grande parte das pessoas não tem acesso à água potável por causa das infra-estruturas inadequadas e por causa da sua incorrecta administração, indica um relatório do Centro de Política e Desenvolvimento Humano da Universidade de Cabul, citado pela agência Fides.
ao longo dos trinta anos de conflito no país, as infra-estruturas para o abastecimento de água foram abandonadas ou destruídas. Cerca de 73 por cento da população depende de estruturas improvisadas e inadequadas para o fornecimento de água e as fontes estão cada vez mais poluídas e exploradas em lugares como Cabul, revela o estudo. Os habitantes das cidades vivem em condições precárias. Cerca de 70 por cento da população urbana vive em estruturas ilegais; 95 por cento não tem acesso a serviços de higiene decentes.