Todos os dias, milhares de pessoas saem da Somália por causa da fome. O país do Corno de África enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos; a população precisa de ajuda com urgência
Todos os dias, milhares de pessoas saem da Somália por causa da fome. O país do Corno de África enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos; a população precisa de ajuda com urgênciaPerante a grave crise alimentar que afecta a Somália, os rebeldes somalis, al Shabaab, apelam ao regresso das agências humanitárias e levantam o bloqueio imposto em 2009. a condição para o regresso das organizações é não terem uma agenda escondida. O porta-voz do grupo, que controla uma grande parte do território da Somália, anunciou a criação de um comité especial, com o qual as agências terão de trabalhar. O primeiro-ministro, abdiweli Mohamed ali, pediu ajuda internacional e formou um comité, que irá manter-se atento à situação das populações do centro e sul do país.

Em 2009, várias organizações, inclusive o Programa alimentar Mundial, tiveram de abandonar a Somália, por motivos de segurança e devido a acusações feitas pelos rebeldes. Cerca de três milhões de somalis estão em situação de insegurança alimentar, devido ao aumento dos preços de bens de primeira necessidade. a guerra civil na Somália já dura há duas décadas. O país do Corno de África enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos. Milhares de cidadãos atravessam a fronteira, todos os dias, para fugir à fome; grande parte dirige-se para campos de refugiados no Quénia.