Destinado a ser um dos países mais ricos do mundo, o Brasil faz gala disso mesmo. Por todo o lado encontro «o maior» de todo o mundo: uma ponte, uma torre, um prédio, uma bandeira e por aí­ adiante
Destinado a ser um dos países mais ricos do mundo, o Brasil faz gala disso mesmo. Por todo o lado encontro «o maior» de todo o mundo: uma ponte, uma torre, um prédio, uma bandeira e por aí­ adianteEm Pilõezinhos, uma pequena cidade bem pertinho de Guarabira, no estado de Paraíba, explicaram-me, ali mesmo no meio da rua, porque é que o Brasil é o país mais rico do mundo. E contaram-me uma história do famoso humorista e apresentador de televisão brasileiro, natural de Paraíba. Jô Soares visitou os Estados Unidos e no decorrer de uma entrevista questionou qual o país mais rico do mundo. a resposta foi categórica: os Estados Unidos. Jô Soares corrigiu imediatamente: Não é, não! É o Brasil. E sabe porquê? Perante a hesitação do entrevistado, explicou: Porque continua a ser roubado desde há 500 anos, mas ainda não cansou.

Mas é mesmo! O Brasil ainda não se cansou de ser alegre e bem humorado, de ser acolhedor e hospitaleiro. Pilõezinhos não foge à regra. Terra natal do diácono João Baptista, está a viver um sonho. Um filho da terra, missionário da Consolata vai ser ordenado sacerdote a 9 de Julho. E o povo na rua não fala de outra coisa. Desde os mais idosos, que o viram partir bem cedo para Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, até aos mais novos, que o questionam sobre a sua vocação missionária. Os alunos do colégio da terra preparam-se para participar na sua ordenação na catedral de Guarabira, dedicada a Nossa Senhora da Luz, trazida por um português. Mas essa é uma história que vou contar mais tarde.