Denúncias de violência doméstica contra idosos têm vindo a aumentar no distrito de Bragança, tendo disparado nos primeiros meses do ano
Denúncias de violência doméstica contra idosos têm vindo a aumentar no distrito de Bragança, tendo disparado nos primeiros meses do ano a violência contra idosos não é tanto física, mas de negligência, usurpação de bens contra a vontade do idoso, abandono, isolamento e violência psicológica, que é um meio para conseguir alguns fins, sobretudo de filhos para pais ou noras e genros para sogros, afirma a responsável do Núcleo de atendimento de Vítimas de Violência Doméstica.

Em Janeiro e Fevereiro houve um aumento de 5º por cento das denúncias, adianta o portal Solidariedade. a tendência é de aumento, em relação a 2010, ano em que chegaram a este organismo 132 casos.

O que temos vindo a notar é a violência contra idosos e também violência no namoro que tem aumentando em proporção muito maior que a violência conjugal, explica Teresa Fernandes. O agravamento da situação deve-se à crise social e económica, que, não origina os problemas mas vem piorar aquilo que já existe de mau, acrescenta a responsável.

Os consumos de bebidas alcoólicas, de substâncias, a fraca resistência à frustração com o desemprego, as baixas condições económicas e a existência de patologias são outros factores apontados pela técnica para o quadro de violência. Para o aumento do número de denúncias tem contribuído o trabalho de informação e sensibilização que leva as vítimas a não se calarem, defende Teresa Fernandes.