Um grupo de missionários da Consolata de várias nacionalidades «acampou» durante uma semana em Guarabira, no estado de Paraí­ba, no nordeste brasileiro. Um povo alegre e acolhedor prepara a ordenação sacerdotal de um conterrâneo
Um grupo de missionários da Consolata de várias nacionalidades «acampou» durante uma semana em Guarabira, no estado de Paraí­ba, no nordeste brasileiro. Um povo alegre e acolhedor prepara a ordenação sacerdotal de um conterrâneoPartindo de Guarabira pelo vale acima em direcção à serra, depois de seis quilómetros, chega-se a uma pequena cidade de seis mil habitantes. Pilõezinhos é a terra natal do diácono João Baptista, que se prepara para ser ordenado sacerdote. aí mora um povo acolhedor e alegre. Demonstra-o na maneira como recebeu os cinco missionários e missionárias de Consolata, que estão a preparar a ordenação sacerdotal do jovem filho da sua terra. Durante a semana que precede a ordenação sacerdotal, os missionários – padre Tamrat e irmã Bacho, etíopes; dois seminaristas quenianos James e Michael; e a irmã aurora, italiana que já trabalhou em Portugal – passam a paróquia a pente fino. a missão é contada através de várias experiências e culturas ao povo de Pilõezinhos.

as actividades de animação durante o dia são múltiplas e diversificadas. Passam pela visita dos missionários às famílias, acompanhados por membros da comunidade, pela visita aos idosos e doentes, por encontros com a juventude nos colégios e escolas, pelas refeições em casa de famílias que se oferecem para acolher os missionários. ao fim de cada dia, a comunidade reúne-se na igreja para celebrar a Eucaristia. De dia para dia o número dos participantes vai aumentando. O Pai-nosso é rezado, cada dia, na língua materna de um missionário. No final da celebração, já no adro da igreja, as pessoas não largam os missionários, conversando demoradamente com cada um.