O livro manuscrito desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela e pode ser um dos roubos mais importantes de património histórico e artístico de Espanha
O livro manuscrito desapareceu da Catedral de Santiago de Compostela e pode ser um dos roubos mais importantes de património histórico e artístico de EspanhaO Códice Calixtino é um guia de peregrinos e data do século XII. O livro está guardado na câmara blindada do arquivo da catedral, de onde foi retirado para ser mostrado há dois meses. O desaparecimento foi detectado a 5 de Julho, informa a Lusa. Os investigadores levantam a hipótese de tratar-se de um furto por encomenda, efectuado por um coleccionador ou traficante de objectos deste tipo.

Foi escrito pelo padre aymeric Picaud, natural de Poiton – Parthenay-le-Vieux. Terá sido com o apoio da da Ordem de Cluny que escreveu cinco volumes sobre a vida de Santiago acrescentando ao texto comentários sobre a sua peregrinação efectuada a cavalo em 1123. as crónicas Liber Sancti Jacobi, por serem dedicadas ao Papa Calixto II, passaram a denominar-se de Códice Calixtino. até agora existiam seis cópias do manuscrito e encontravam-se guardadas em Compostela, Londres, Paris, Roma, Ripoll e alcobaça.

O Códice inclui informação e conselhos para os peregrinos, segue antigos modelos de itinerários à Terra Santa e a Roma, informa das dificuldades do caminho pela sua distância, pelo traçado e riscos. Incluía possíveis alojamentos, descrições das várias rotas, das obras de arte e patrimoniais que se podiam visitar.

apresenta a oração e penitência como caminho de transformação. O itinerário espiritual era mais transcendente, pois o peregrino colocava a sua peregrinação num processo espiritual em evolução, fechado em si mesmo. Os cinco volumes e dois apêndices foram organizados numa única obra, em 1964.

O quinto volume é conhecido como Guia do peregrino descreve a rota de peregrinação. O autor dividia o itinerário, através do caminho Francês em 13 etapas, para fazer 35 quilómetros a pé, diariamente, ou 70 quilómetros, a cavalo. Inclui vocabulário basco sendo o primeiro testemunho escrito da língua do país basco ou Euskadi.