Ser pobre aumenta o risco de isolamento, revela um estudo francês sobre a situação do país. Quatro milhões de pessoas sofrem de solidão na França, que dá prioridade a esse tema em 2011
Ser pobre aumenta o risco de isolamento, revela um estudo francês sobre a situação do país. Quatro milhões de pessoas sofrem de solidão na França, que dá prioridade a esse tema em 2011Em França, uma pessoa está mais sujeita a sentir-se só a partir dos 40 anos, mas se vive em situação de pobreza, o risco de isolamento verifica-se a partir dos 30 anos. Em casos de deficiência, de divórcio ou viuvez, este aumenta consideravelmente. De acordo com o estudo, citado pelo jornal Le Monde, 20 por cento das pessoas pobres, com idades compreendidas entre os 30 e 39 anos, dizem-se sós. a falta de meios financeiros dificulta o acesso aos transportes, aos locais de socialização, assim como a capacidade de receber pessoas em casa. a luta contra a solidão é a grande causa nacional 2011 da França, que conta com quatro milhões de adultos a viverem nessa condição.

as pessoas sós são aquelas que não mantêm relações sociais em nenhum dos cinco grupos, considerados importantes na socialização: família, amigos, meio profissional, vizinhança e associações. Os pobres apresentam mais dificuldades em integrar-se nos vários grupos, sendo os amigos e os vizinhos os grupos mais importantes. a proximidade geográfica influencia a rede de relações das pessoas que têm problema em deslocar-se, lembra o estudo. Por outro lado, o isolamento também pode conduzir à pobreza, que não se define apenas pelos recursos monetários de que uma pessoa dispõe, mas também pelas relações que mantém.