O Caminho de Santiago, na região centro do país, vai ter mais e melhor sinalética. O levantamento das necessidades já está em curso e deverá estar concluí­do até 31 de agosto
O Caminho de Santiago, na região centro do país, vai ter mais e melhor sinalética. O levantamento das necessidades já está em curso e deverá estar concluí­do até 31 de agostoO protocolo assinado entre o Turismo do Centro de Portugal e a associação de Peregrinos Via Lusitana tem como principal objectivo proceder ao levantamento das necessidades de sinalética do Caminho de Santiago que atravessa o Centro de Portugal, nos concelhos de alvaiázere, ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, anadia, Águeda e albergaria-a-Velha. Já há marcações, mas será efectuado o levantamento mais exaustivo no itinerário de cerca de 140 quilómetros dos distritos de Leiria, Coimbra e aveiro que faz parte daquela rota ancestral de peregrinação que termina em Santiago de Compostela.

No futuro, pretende-se a criação de infra-estruturas de alojamento e alimentação para os peregrinos, isto é, a criação de melhores condições para os peregrinos de Santiago, e, por outro, o aproveitamento económico do turismo religioso. Sabemos que existe mercado, e que o Caminho de Santiago no Centro de Portugal é capaz de responder à procura, afirmou o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado.

Em 2010 (ano Jacobeu) o caminho foi percorrido por mais de 34 mil peregrinos, o que significa um aumento de 12 por cento de peregrinos no caminho português. até Junho, foi feito por mais de nove mil peregrinos. Este acto constitui um enorme passo em frente na melhoria do apoio que podemos prestar ao peregrino que escolhe o Caminho Central Português para chegar a Santiago, defendeu a presidente da associação de Peregrinos Via Lusitana, ana Carvalho Dias. a responsável afirmou que o Caminho português de Santiago é, a seguir ao Caminho francês, o que tem maior número de peregrinos. a sinalética deve estar instalada até final do ano.