a Nossa Senhora da Ortiga, localizada na freguesia de Fátima, no concelho de Ourém, tem a partir de hoje, um hino próprio. a letra foi escrita por um missionário da Consolata e a música é de agostinho Fernandes de Leiria
a Nossa Senhora da Ortiga, localizada na freguesia de Fátima, no concelho de Ourém, tem a partir de hoje, um hino próprio. a letra foi escrita por um missionário da Consolata e a música é de agostinho Fernandes de LeiriaQuem já ouviu falar deste santuário? Começou por ser uma simples ermida e é hoje um local onde acorrem romeiros e peregrinos de todos os lados, de Portugal e do estrangeiro. Chama-se Nossa Senhora da Ortiga. Reza a lenda que naquele local apareceu Nossa Senhora a uma pastorinha que era muda desde a nascença. Pediu-lhe uma ovelha. a menina ia para dizer que sim, mas era muda. Naquele instante desprendeu-se-lhe a língua e começou a falar.
Dada a concorrência de devotos e de prodígios ali realizados, em 1801, o Papa Pio VII concedeu à capela um jubileu a realizar todos os anos na primeira semana de Julho.
Hoje mesmo foi lançado em primeira-mão um hino que começa por dizer: Ó Senhora da Ortiga para nós estende a mão, mãe bondosa acolhe preces do teu povo em oração.