Na capital do Urugai, Montevideu, cerca de 600 pessoas vivem na rua. Um projecto de lei, apresentado recentemente, quer obrigar os sem-abrigo a deslocar-se para abrigos públicos
Na capital do Urugai, Montevideu, cerca de 600 pessoas vivem na rua. Um projecto de lei, apresentado recentemente, quer obrigar os sem-abrigo a deslocar-se para abrigos públicos a onda de frio que atingiu o país latino-americano já matou cinco pessoas. a última vítima era um homem, na casa dos 40 anos, que vivia na rua, adianta a agência ansa. Morreu de hipotermia, em Montevideu, capital do país, em frente a um estabelecimento comercial. as baixas temperaturas, que já se fazem sentir desde Maio, desceram nos últimos dias.
Os senadores da Frente ampla, coligação de esquerda, apresentaram recentemente um projecto de lei que torna obrigatório o deslocamento das pessoas que não têm onde viver para abrigos públicos, durante o inverno. Montevideu conta com 17 refúgios que dispõem de 800 vagas. Só na capital, existem 600 sem-abrigo; a maioria são homens.
E 2010, o frio polar que se fez sentir em vários países da américa Latina fez centenas de mortos. Só no Chile, 150 sem-abrigo morreram de frio. No Paraguai, onde raramente se registam baixas temperaturas, lojas de roupa de inverno foram assaltadas.