Bispo de aveiro escreve nota pastoral sobre as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, por ocasião das matrí­culas
Bispo de aveiro escreve nota pastoral sobre as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, por ocasião das matrí­culas a Igreja, no que à Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) diz respeito, assume esta missão com sentimentos de alegria e sentido de responsabilidade, consciente de que aí, fiel ao anúncio do Evangelho, pode e deve realizar um belo e necessário serviço a toda a comunidade humana, escreve antónio Francisco dos Santos. Os alunos e os professores de EMRC não estão sós nesta missão. Está com eles toda a Igreja, que deste modo se compromete e empenha, salienta o prelado.

O também presidente da Comissão episcopal das vocações e ministérios garante a vontade da Igreja de trabalhar com aqueles que, por sua opção livre ou por escolha decidida dos seus pais, procuram nas aulas de EMRC um espaço e uma oportunidade de aprofundar saberes, delinear critérios de vida, afirmar a fé cristã e encontrar valores que alicercem e consolidem o seu caminhar rumo ao futuro.

E pertence à comunidade – refere o bispo – e concretamente às famílias cristãs sensibilizar os alunos para o valor e para importância da matrícula em Educação Moral e Religiosa Católica, que sendo uma disciplina de opção exige e supõe a afirmação expressa da vontade de nela se inscrever. Há alunos, recorda antónio Francisco dos Santos, que sem uma opção clara de fé ou porventura mesmo distanciados de qualquer crença religiosa procuram nas aulas de EMRC um espaço de diálogo e de abertura ao confronto de ideias e à afirmação dos valores éticos de um sadio humanismo.

a presença da Educação Moral e Religiosa Católica na escola, desde o primeiro ciclo do ensino básico ao secundário inclui um permanente e interventivo empenhamento por parte dos alunos e professores e o quanto isso supõe e exige de competência profissional, disponibilidade de tempo, compromisso de acção e testemunho de vida. Na nota pastoral, o bispo de aveiro dirige uma palavra de gratidão a todos quantos trabalham nas escolas e em tantas outras frentes de serviço, na família e na comunidade, em prol de uma educação integral das crianças e dos jovens de hoje.