a equipa de voluntários do projecto São Tomé faz os últimos preparativos para a partida dia 9 de Julho. No entanto, faltam ainda diversos materiais e medicamentos essenciais
a equipa de voluntários do projecto São Tomé faz os últimos preparativos para a partida dia 9 de Julho. No entanto, faltam ainda diversos materiais e medicamentos essenciaisVinte pessoas de várias profissões, incluindo uma equipa médica, aceitou o desafio de uma organização não governamental portuguesa para integrarem uma missão no hospital Dr. ayres de Menezes, o único nas duas ilhas de São Tomé e Príncipe. Entre 9 e 30 de Julho, levam os seus saberes profissionais a São Tomé e Príncipe, para ajudar crianças, mães e doentes são-tomenses.

Na bagagem levam 70 quilos em livros técnicos de Medicina e Enfermagem, 50 quilos de lençóis para as camas do hospital, sendo os destinados à Pediatria decorados com motivos infantis e 30 quilos de roupa de criança. Quatro aparelhos de aerossol, medicamentos, dispositivos médicos e produtos para bebés, quatro televisões, livros infantis, jogos e brinquedos, 150 preservativos para as acções de planeamento familiar e educação sexual previstas, 300 kits de higiene oral completam o material que se destina aquele país africano.

a missão de voluntariado promovida pela Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa Meninos do Mundo, em parceria com a ONGD são-tomense TIa, contempla várias vertentes, entre as quais uma equipa médica (três médicos e um enfermeiro), liderada pelo urologista Carlos Jesus que irá reforçar a equipa médica local e realizar várias cirurgias. Para isso, a equipa continua a angariar bens essenciais para levar a São Tomé, nomeadamente medicamentos para que a equipa médica possa levar a cabo o ambicioso programa de intervenção médica e cirúrgica a que se propõe.

No grupo de voluntários estará ainda uma equipa composta por psicólogas, uma socióloga e uma assistente social com o objectivo de realizarem formação ao nível de desenvolvimento das competências parentais, assim como em educação sexual às jovens mães hospitalizadas e suas famílias. Uma outra equipa fará a pintura e decoração com motivos infantis das alas pediátricas do Hospital e uma terceira equipa acompanhará as crianças hospitalizadas proporcionando-lhes várias actividades lúdicas. Para conhecer melhor o projecto clique aqui.