Yingluck Shinawatra, irmã do chefe de governo deposto em 2006, venceu as eleições legislativas na Tailândia. Será a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro no país asiático
Yingluck Shinawatra, irmã do chefe de governo deposto em 2006, venceu as eleições legislativas na Tailândia. Será a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro no país asiáticoO partido Pheu Thai, liderado por Shinawatra, apurou 90 por cento dos votos e conseguiu mais de 260 cadeiras, a maioria, no Parlamento. Num discurso que proferiu na sede do partido, a candidata vencedora apontou duas prioridades: recuperar a economia do país e aumentar o salário mínimo. Reiterou a intenção de cumprir como todas as políticas anunciadas.

a Tailândia tem vivido períodos de alguma instabilidade: protestos populares, encerramento de aeroportos e confrontos entre militantes de partidos políticos. a crise política na Tailândia iniciou-se com o golpe militar de 2006 que depôs o então chefe de governo, Thaksin Shinawatra. Os especialistas consideram que a popularidade da candidata, apesar da sua falta de experiência na política, se deve ao facto de apresentar propostas políticas semelhantes às do seu irmão que muitos vêm como um líder político.

O ex-primeiro-ministro, a viver actualmente no Dubai, considera que o povo tailandês votou na mudança. Eles querem ver reconciliação, queremos ter reconciliação, afirmou durante uma entrevista à BBC, emissora britânica. Todos os partidos e até os militares, que o tiraram da Presidência em 2006, devem ouvir o povo, reitera.